O Que é SIPAT e Porque este Evento é Importante para a Área de Segurança

Todos os dias nos deparamos com notícias de acidentes de trabalho, não importa a localidade, essas tragédias ocorrem com muita frequência. Para diminuir as ocorrências dos acidentes de trabalho, as empresas investem em um setor de segurança do trabalho.

O setor de segurança do trabalho é formado por vários profissionais, como: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, engenheiro do trabalho e técnico de segurança do trabalho, trabalha todos os dias para minimizar os riscos dos acidentes e doenças ocupacionais.

Uma das formas mais eficazes que o setor de segurança do trabalho encontrou para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores das empresas é a SIPAT.

O que é SIPAT?

A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho) acontece uma vez ao ano em empresas de pequeno, médio e grande porte, a sua finalidade é promover a conscientização dos trabalhadores para que a empresa onde colaboram se torne um local seguro e bom para trabalhar.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é tão importante que todas as empresas são obrigadas a realizá-la uma vez ao ano, e todos devem participar desse treinamento, não importando o cargo.

A SIPAT é realizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que toda companhia precisa ter, em parceria com o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho). Esses dois setores devem planejar várias atividades que abordam os mais diferentes assuntos relacionados aos acidentes de trabalho, a semana precisa ser divertida, mas informar tudo que for importante para a segurança do trabalho.

Para chamar a atenção de todos os trabalhadores de uma empresa, A SIPAT deve oferecer atividades que sejam ao mesmo tempo, divertidas, dinâmicas e informativas.

Entre as atividades mais comuns e indicadas para uma SIPAT, estão: gincanas, sorteios de brindes, atividades motivacionais e as palestras, que são as mais aguardadas desta semana interna.

A importância das palestras na SIPAT

As palestras realizadas na SIPAT são muito importantes na conscientização dos trabalhadores para prevenir os acidentes de trabalho. Hoje elas abordam todos os assuntos relacionados à segurança do trabalho. Essas palestras são realizadas com profissionais de dentro e de fora da empresa que buscam conscientizar os empregados sobre a segurança do trabalho.

As palestras da SIPAT podem conscientizar os profissionais com gráficos, imagens, vídeos, música, teatro, humor, pesquisas e muito mais.

Algumas empresas se tornaram especialistas em atividades para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, como por exemplo, a empresa paulista Conceito Zen que além de palestras que utilizam humor e interação com os participantes, fornecem ainda outras atividades como massagem e teatro. Algo inovador realmente!

Os assuntos falados nas palestras são os mais variados, porém os de maior destaque são: prevenção de acidentes e doenças do trabalho, como evitar as DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), utilização correta dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), planejamento financeiro e familiar, comportamento no ambiente de trabalho, ética no trabalho, postura correta, como acabar com o consumo de drogas, bebidas alcoólicas e fumo, prevenir incêndios, entre outros.

A SIPAT é importante para a segurança do trabalho

Como podemos ver, a SIPAT tem um papel muito importante na segurança do trabalho, pois através de suas atividades, os trabalhadores se tornam conscientes do seu papel na sociedade e na empresa e os chefes das companhias percebem que é obrigação deles cuidar da qualidade de vida e bem-estar dos seus empregados. Então se tem uma empresa, realize todos os anos uma SIPAT para conscientizar a todos os seus colaboradores.