Diferença entre Técnico e Tecnólogo de Segurança do Trabalho

A segurança do trabalho é o setor da empresa responsável pela prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Essa área é composta por vários profissionais especializados na segurança do trabalho, nos quais estão o técnico e o tecnólogo de segurança do trabalho.

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao técnico e ao tecnólogo de segurança do trabalho, pois, algumas pensam que é a mesma coisa e outros acham que são diferentes, mas não sabem o por que.

Na realidade a maior diferença entre o técnico de segurança do trabalho e o tecnólogo é o grau de escolaridade, pois o técnico é de nível médio e o tecnólogo tem curso superior.

Diferenças entre técnico e tecnólogo do trabalho

Nível – Os cursos para técnicos são de nível médio e os cursos de tecnólogo são de nível superior.

Duração – Os cursos técnicos podem durar entre 2 meses e 3 anos. Os cursos de tecnólogo variam de 2 anos a 3 anos.

Requisitos – Existem cursos técnicos para quem faz apenas o ensino fundamental incompleto, fundamental completo, ensino médio incompleto e ensino médio completo. Já os cursos de tecnólogo exigem que o aluno tenha terminado o ensino médio.

Objetivo – Ambas as profissões têm como objetivo atender as necessidades do mercado de trabalho e formam profissionais capazes de conseguirem um emprego rapidamente na área de segurança do trabalho de uma empresa. Enquanto os técnicos são profissionais mais operacionais, os tecnólogos se tornam gestores, analistas, supervisores e coordenadores.

Como funciona um curso técnico

O curso técnico de segurança do trabalho tem o objetivo de capacitar o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em várias atividades no setor produtivo para que entrem rapidamente no mercado de trabalho.

O curso técnico de segurança do trabalho pode ser encontrado em quatro tipos: formação inicial e continuada ou qualificação profissional, integral, concomitante e subsequente.

Ao concluir o curso técnico e receber o certificado, o estudante pode continuar os estudos em uma faculdade. Os cursos técnicos são oferecidos em escolas técnicas, institutos federais de educação e instituições do chamado sistema S (Senai e Senac). O técnico de segurança do trabalho pode receber salários mais altos do que de muitos profissionais de nível superior.

Como funciona o curso de tecnólogo

O curso de tecnólogo em segurança do trabalho e outras profissões é de nível superior e para cursá-lo, é preciso ter o ensino médio completo. É possível encontrar os cursos superiores de tecnologia (tecnólogo) em universidades públicas e particulares.

O curso de tecnólogo também tem o objetivo de qualificar profissionais para atender a demanda do mercado. Sua duração é de 2 a 3 anos e é composto por matérias na teoria e na prática, atividades em laboratórios, estágio obrigatório e apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

Quem faz um curso de tecnólogo pode conseguir um bom emprego no setor de tecnologia das mais variadas empresas e o salário costuma ser alto e copensador.

Portanto a diferença do curso de técnico e do curso de tecnólogo, é que o primeiro é de nível médio e o segundo de nível superior. Então se quer vencer em sua vida profissional, faça um curso técnico ou tecnólogo, ou se preferir, os dois e arrase em sua carreira profissional.