Curso de Técnico de Segurança Vale a Pena?

A segurança do trabalho é uma ciência criada para prevenir os trabalhadores dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, encontrando formas de minimizar os perigos e melhorar a qualidade de vida de todos os empregados.

Toda empresa deve ter uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), formada por trabalhadores da empresa e de uma equipe multiprofissional chamada (SESMT) Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, nesse serviço, alguns profissionais são indispensáveis, como: auxiliar de enfermagem do trabalho, enfermeiro do trabalho, médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho e técnico de segurança do trabalho.

Curso de técnico de segurança do trabalho

O curso de técnico de segurança do trabalho é voltado para a formação de profissionais que precisam conhecer as normas técnicas de uma empresa, procedimentos de segurança e todas as questões envolvendo a higiene e a saúde, que são itens muito importantes na formação de uma equipe de trabalho, porque funcionam como uma ligação entre trabalhadores, médicos, engenheiros e dirigentes de empresas.

Assuntos abordados no curso de técnico de segurança do trabalho

  • Realizar medidas e avaliações de controle de riscos físicos, biológicos e químicos;
  • Monitoramento de riscos ocupacionais;
  • Planejar ações educativas em segurança e saúde do trabalho;
  • Fazer controle de riscos de acidentes e ergonômicos;
  • Realizar investigação, registro e controle de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
  • Auxiliar e executar ações de elaboração dos programas de segurança e saúde do trabalho;
  • Prestar assistência de primeiros socorros;
  • Auxiliar na criação e implantação de planos de emergência;
  • Auxiliar na implantação e implementação da política de saúde e segurança do trabalho e muito mais.

Como funciona o curso técnico de segurança do trabalho

O curso de técnico de segurança do trabalho tem duração aproximada de 18 meses e é composto por matérias que envolvem as áreas de segurança, comunicação, legislação, engenharia, administração, informática, psicologia, controle de riscos, medicina preventiva e higiene.

Após a conclusão do curso, o técnico de segurança do trabalho tem um vasto mercado para trabalhar, porque todas as empresas, não importando o seu porte, necessitam desse profissional, além disso, ele deve estar presente no setor de segurança de todas as empresas, pois, só assim os trabalhadores poderão ficar livres dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.

Em muitas empresas, o técnico de segurança do trabalho, que recebe esse título depois de concluir o curso, é o único profissional do SESMT e também é o responsável por todas as decisões relacionadas à segurança de todos os trabalhadores.

Curso de técnico de segurança do trabalho vale a pena?

Muitas pessoas que querem fazer o curso de técnico de segurança do trabalho não sabem se ele vale a pena. A verdade é que esse curso vale muito a pena, porque embora ele seja um pouco caro e exija muita dedicação, o aluno após concluí-lo se tornará um profissional requisitado por várias empresas que são obrigadas a se preocupar com a segurança dos seus trabalhadores.

É muito importante que as pessoas saibam que para conseguir um emprego nesse cargo é necessário ser realmente qualificado e saber tudo relacionado à segurança do trabalho, por isso, é essencial escolher um curso de qualidade que ensine na teoria e na pratica tudo que um técnico de segurança precisa saber.