Como a Segurança do Trabalho Ajuda a Reduzir Acidentes

Trabalhar em um ambiente seguro e confortável é o ideal para que todos os profissionais possam exercer as suas atividades trabalhistas da melhor forma possível, porém a realidade é outra, pois na maioria das empresas o ambiente de trabalho é precário e perigoso, mas para acabar com isso foi criada a segurança do trabalho.

A segurança do trabalho é uma ciência criada para prevenir os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Para garantir a segurança e bem-estar dos trabalhadores toda empresa precisa ter uma equipe multidisciplinar composta por vários profissionais focados na segurança das pessoas dentro das instalações da empresa, são eles: médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de segurança do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho.

Todos os profissionais da equipe de segurança do trabalho têm por obrigação encontrar formas de prevenir ou diminuir ao máximo os casos de acidentes e doenças de trabalho.

Como a segurança do trabalho ajuda a diminuir os acidentes

O setor de segurança do trabalho de uma empresa ajuda a diminuir os acidentes realizando ações dentro do ambiente de trabalho com o intuito de conscientizar os empregados, que sua segurança depende em grande parte deles mesmos, porque é muito comum trabalhadores realizarem atividades perigosas sem a devida proteção e se arriscam tendo a plena consciência de que não estão seguros.

Entre as ações que a segurança do trabalho cria para melhorar o ambiente de trabalho e minimizar as ocorrências de doenças e acidentes podemos destacar a SIPAT.

O que é SIPAT

SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, como o nome já diz ela deve ser realizada por um período de uma semana, ela é obrigatória em todas as empresas e é indicado que seja realizada uma vez ao ano.

Segundo Rafael Lobo que é sócio da empresa paulista Conceito Zen que é especializada em atividades para SIPAT “essa semana é uma das formas mais eficazes usadas pela segurança do trabalho em conjunto do SESMT e CIPA para prevenir os acidentes de trabalho, porque ela é composta de diversas atividades com o objetivo de conscientizar os trabalhadores do seu papel na segurança do seu ambiente de trabalho e também conscientizar os patrões das suas obrigações com seus empregados“.

Ainda segundo Rafael, a SIPAT é considerada um treinamento, por isso, deve ser realizada no horário de trabalho e todos os profissionais devem participar das atividades. Entre as atividades feitas em uma SIPAT, estão: palestras, gincanas, sorteios, jogos, teatro e música, tudo voltado para a segurança do trabalho e prevenção de acidentes e doenças provenientes das atividades do dia a dia.

Para conhecer mais sobre a Conceito Zen acesse o site oficial da empresa: www.conceitozen.com.br

Palestras

O setor de segurança do trabalho tem a função de levar palestras para a empresa tratando das mais variadas causas dos acidentes e doenças ocupacionais, sem falar que essas palestras auxiliam os trabalhadores em situações que prejudicam não só a sua vida profissional como também pessoal, que são o alcoolismo, drogas e o fumo, pois esses vícios são capazes de destruir a vida de qualquer um.

Para conseguir a atenção dos trabalhadores, a segurança do trabalho busca contratar palestras interativas e menos cansativas, porque o assunto é muito sério, mas não precisa ser explicado de forma monótona.

Portanto, a segurança do trabalho ajuda a reduzir acidentes, porque cria maneiras de conscientizar os trabalhadores dos riscos que correm diariamente no trabalho e apresenta soluções para prevenir doenças e acidentes de trabalho.